Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Qual a Diferença entre Notícia e Reportagem

A reportagem
A reportagem é uma narrativa longa que resulta de um processo de investigação e documentação intenso (por vezes tem por base uma notícia).
O repórter desenvolve de forma detalhada um determinado tema, deixando, normalmente, transparecer a sua interpretação pessoal dos factos.
A reportagem é frequentemente acompanhada de fotografias e testemunhos que reforçam o seu carácter documental.
É redigida num estilo cuidado, mas acessível. A transmissão de informação deve ser feita de uma forma detalhada e objetiva daí que exija do repórter poder de seleção e organização dos dados recolhidos e uma perspicaz interpretação dos factos.
A reportagem pode ser divulgada na imprensa na televisão ou na rádio.
É um gênero jornalístico tendencialmente longo e, por isso, necessita de recorrer a determinados mecanismos, que o tornem apelativo.

A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afetarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.
Quatro fatores principais influenciam na qualidade da notícia:
  1. Novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas
  2. Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor
  3. Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público
  4. Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público

11 comentários:

  1. uma matéria bastante importante adorei lê-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom saber,pq eu vou começar a estudar esse bimestre...

      Excluir
  2. Achei essa matéria ótima, vou dar o link para meus amigos; caso precisem. E também sou do 7° Ano, isso foi muito útil para mim, porque muitos alunos de minha sala ''não se interessam pelos estudos'' então não deixam ninguém se concentrar. Principalmente; eu. Então tenho que aprender pela internet ou por livros, se não eu perco... Porém recomendo à todos esse site e essa matéria. Continuem com matérias interessantes e úteis para o dia-a-dia escolar.
    11/05/2016

    ResponderExcluir
  3. meio legal, mas nao muito, ajudou bem, mas um pouco só ,entendi nao muito mas ta bom.

    ResponderExcluir