Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Qual a Diferença entre Notícia e Reportagem

A reportagem
A reportagem é uma narrativa longa que resulta de um processo de investigação e documentação intenso (por vezes tem por base uma notícia).
O repórter desenvolve de forma detalhada um determinado tema, deixando, normalmente, transparecer a sua interpretação pessoal dos factos.
A reportagem é frequentemente acompanhada de fotografias e testemunhos que reforçam o seu carácter documental.
É redigida num estilo cuidado, mas acessível. A transmissão de informação deve ser feita de uma forma detalhada e objetiva daí que exija do repórter poder de seleção e organização dos dados recolhidos e uma perspicaz interpretação dos factos.
A reportagem pode ser divulgada na imprensa na televisão ou na rádio.
É um gênero jornalístico tendencialmente longo e, por isso, necessita de recorrer a determinados mecanismos, que o tornem apelativo.

A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afetarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.
Quatro fatores principais influenciam na qualidade da notícia:
  1. Novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas
  2. Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor
  3. Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público
  4. Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público

38 comentários:

  1. uma matéria bastante importante adorei lê-la

    ResponderExcluir
  2. Achei essa matéria ótima, vou dar o link para meus amigos; caso precisem. E também sou do 7° Ano, isso foi muito útil para mim, porque muitos alunos de minha sala ''não se interessam pelos estudos'' então não deixam ninguém se concentrar. Principalmente; eu. Então tenho que aprender pela internet ou por livros, se não eu perco... Porém recomendo à todos esse site e essa matéria. Continuem com matérias interessantes e úteis para o dia-a-dia escolar.
    11/05/2016

    ResponderExcluir
  3. meio legal, mas nao muito, ajudou bem, mas um pouco só ,entendi nao muito mas ta bom.

    ResponderExcluir
  4. me ajudou bastante no meu trabalho escolar porque tambem sou do 7 ano muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. me ajudou bastante no meu trabalho escolar porque tambem sou do 7 ano muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou bastante, muito obrigada!
    \(^▽^)/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ser de outro planeta... Adirei você... Principalmente porque tbm moro no planeta retardado 😜😪😷🤑👻👽👽👽

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Para com isso Maria Clara todo mundo sabe que você não é um alien

      Excluir
    4. Mas vc é
      Espere para morrer....

      Excluir
  7. Respostas
    1. Isso Aki virou conversa de whatsapp, por nós duas, as duas retaradas que comentam em um blog de 2012 QUE ERA UM TRABALHO DO CARA MAN!!!! UM TRABALHO!!!!

      Excluir
    2. Bom de mais minha aguardo muito

      Excluir
  8. mt bom mas se possível gostaria de saber se por exemplo se algo conta sobre um acontecimento antigo é noticia ou reportagem

    ResponderExcluir